segunda-feira, 27 de julho de 2015


E essa tal Felicidade?


O tema Felicidade é muito sugestivo para os nossos dias. As pessoas querem encontrar um equilíbrio em suas vidas para que possam viver de maneira tranqüila e o que elas realmente buscam é a “FELICIDADE” este é o bem mais procurado da humanidade, todos os esforços que o homem e a mulher modernos fazem para conquistar coisas, é  com o fim de se sentirem felizes.

Todos os dias aparecem nas mídias de massa e nas redes sociais, novos conceitos de vida, de como morar, de como ter um ambiente de trabalho melhor e a lista é infinita, a verdade é que as pessoas buscam as coisas para se sentirem melhores acreditando que apenas o fato de tê-las será suficiente, quando às têm, descobrem que não se tornarão felizes.

A idéia por trás de “se sentir uma pessoas realizada” é a mesma de ser feliz. O mundo consumista incutiu na mente das pessoas que elas precisam “ter” para ser felizes e esse “ter” não diz respeito a algo abstrato mas, a algo concreto (carro, casa, dinheiro, fama, beleza) e nessa busca desenfreada as coisas vão se tornando mais importantes do que as pessoas.


Nós cristãos precisamos saber como viver a vida e compartilhar esse modo de viver a vida com outras pessoas ; esse é um dos grandes desafios da igreja nesse século. É preciso mostrar ao mundo a razão de vivermos a vida com Jesus, devemos oferecer-lhes nossa alternativa no balcão de opções que todo dia está diante das pessoas, ela se chama JESUS! A bíblia nos mostra quem é o homem feliz, na nossa tradução portuguesa usa-se o termo “Bem Aventurado”, algumas versões já utilizam “Como é Feliz”. Podemos conferir esse termo lendo o SALMO 1 no Antigo Testamento e MATEUS 5. 1-11 no Novo Testamento. No Salmo 1 temos a descrição do homem verdadeiramente feliz, ele não defini um conceito, mas demonstra um modo de viver, por isso, existe um contraste entre dois caminhos, o do justo e o do ímpio. O que o Salmos nos mostra todas as vezes que se utiliza do termo “Bem aventurado” é que se refere a uma pessoa que decidiu confiar no Senhor e ser obediente à sua vontade, isso é visto claramente nos Salmos 32.1,2; 33.12; 34.8; 40.4; 41.1; 106.3; 119.1,2. Podemos ampliar um pouco mais nosso entendimento observando o que JESUS falou no “sermão da Bem Aventurança” (MT 5.1-11), Jesus descreve  “felicidade” como resultado da fidelidade a Deus, sob quaisquer circunstâncias e que ela é garantida aos fiéis sob o poder de Deus. O mesmo aparece nas sete Bem Aventuranças do Apocalipse “Bem aventurado os que ouvem, lêem, guardam as profecias do livro”, “os que morrem no Senhor” (1.3; 14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7,14), portanto, diante de toda referência que a bíblia nos dá, podemos afirmar que felicidade é “satisfação de alma por um descansar confiante em Deus vivendo na dependência de sua vontade para a nossa vida” . Acredito ser uma das maiores necessidades humanas hoje, o sentimento de satisfação de alma, as pessoas nunca estão satisfeitas, por mais que conquiste; isso porque elas estão tentando preencher um vazio espiritual com coisas materiais. Uma das principais mentiras do Diabo é que possa existir felicidade sem a dependência de Deus, fomos criados por Deus e só nos sentiremos satisfeitos perto dEle, JESUS disse que “a vida de alguém não está na abundância de seus bens (Lc 12.16), não se pode fazer das coisas a razão da nossa vida. Fomos criados para glorificar a Deus e só nos sentiremos felizes quando com o nosso modo de viver fizermos isso. 

Pr. Fábio dos Santos Barbosa IADCruzília.