sábado, 29 de agosto de 2015

Encerramos a Quinta com Propósitos do mês de Agosto.
Tema: Aprendendo a Administrar Relacionamentos.





 Segue uma parte do sermão:

Procure conhecer a si mesmo

Na nossa vida precisamos saber nos entender, perceber os dias bons e ruins. Dar atenção aos dias difíceis, pois neles podemos machucar as pessoas.

Reconheça aquele dia em que você não está bem, evite os confrontos nos dias difíceis. Toda pessoa tem um limite e você precisa conhecer o seu.

Até mesmo a ira pode ser usada para o lado bom. A Bíblia nos diz “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao Diabo”(Ef 4:26-27). Ao contrário do que muitos pensam, a ira não é pecado, na verdade ela nos é positiva se a soubermos usá-la.

A ira nos ajuda a detectar o erro. Sempre que ficamos irados é porque alguma coisa está saindo do normal, portanto, ela nos permite detectar o erro.

Onde está o erro? O erro está no fato que usamos a ira para solucionar o problema e aí cometemos equívocos nos relacionamentos e quando percebemos machucamos e perdemos pessoas importantes na nossa vida. Imagine um pai que descobriu que o filho está usando drogas? Se ele agir com ira ele irá espancar o filho. O filho então vai se revoltar com ele. Provavelmente o resultado será um relacionamento fragilizado “Não se associe com que vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal”  (Pv 22:24-25).


Olhando isso percebemos o quanto é fundamental o fruto do Espírito Santo sobre as nossas vidas. Ele contribue para que o nosso relacionamento com Deus e com nossos semelhantes sejam saudáveis.